Buscar
  • Paquisa Mazzola

Nova formação: Programa 2+1 Training LSP


No início desse mês, a SmartPlay em parceria com a Juego Serio, realizou o primeiro treinamento do mundo para facilitadores no programa LSP Training 2+1 da Associação de Master Trainers (AMT). O SESI Mato Grosso do Sul foi a primeira instituição em todo o mundo a participar desse programa, formando 12 profissionais para atuar como facilitadores in-house.

Mas o que significa isso?

A Associação de Master Trainers, ciente da crescente demanda para formar novos facilitadores, entendeu que muitas empresas precisam formar seus colaboradores e gestores em workshops com temas específicos e exclusivos para o seu público interno. Temas como: recrutamento e seleção, incorporação de metodologia ágil, fomento da inovação, desenvolvimento de líderes, busca de soluções estratégicas para problemas reais, entre tantas outras possibilidades.

Foi dessa necessidade que surgiu o programa LSP Training 2+1. Um programa de formação na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® que tem como objetivo transmitir os conhecimentos e as teorias que fundamentam a metodologia, e desenvolver a experiência com práticas e vivências nas técnicas de aplicação LSP. Sempre com foco nos objetivos específicos da empresa e fundamentado nos valores organizacionais em questão.

Este programa é uma opção alternativa para as empresas ao programa regular de certificação LSP, que é oferecido aqui no Brasil desde 2013. Com essa formação específica, o participante adquire todo o conhecimento para atuar como um facilitador in-house na aplicação do modelo de workshop desenhado previamente, de acordo com as necessidades da organização.

Como funciona o novo programa:

1ª Passo | Definição do tema A organização define a sua necessidade, que envolve a escolha do tema que irá desenvolver para suas intervenções. Nesta etapa, estudamos com o cliente que tipo de aplicação ele irá realizar e qual o escopo geral para o workshop que será replicado.

Por exemplo, a empresa precisa fomentar uma cultura ágil entre seus colaboradores ou quer trabalhar as competências da liderança dos seus gestores. Nesses dois casos, em conjunto com o cliente, desenhamos um roteiro de workshop que deverá ser replicado pelo novo time de facilitadores que será formado no programa LSP Training 2+1.

2ª Passo | Desenvolvimento do roteiro Com o tema definido e alinhado com a organização, partimos para a fase de desenho do workshop. Aqui estabelecemos a carga horária, as perguntas chave, desenvolvemos o roteiro detalhado da oficina e os pontos de aprendizagem ou reflexão necessários.

3ª Passo | A Formação Após a definição do tema e da elaboração do roteiro, a formação do programa LSP Training 2+1 é dividida em dois momentos, que podem acontecer em sequência ou não.

Os dois primeiros dias da formação são focados nos ensinamentos das teorias da metodologia e na aplicação das 04 principais técnicas das 07 Técnicas de Aplicação da LSP. Assim como acontece na Certificação completa, aqui os participantes vivenciam as teorias e as técnicas de forma prática, alternando o foco dos papéis tanto como um usuário final quanto como um facilitador.

Ainda durante essa etapa, o grupo de novos facilitadores serão apresentados ao desenho do workshop que irão trabalhar e, no segundo dia, eles vivenciam as atividades e têm a oportunidade de praticar o seu papel de facilitador.

4ª Passo | Acompanhamento

O segundo momento, que chamamos de +1, é o dia complementar da formação, e pode ser realizado de algumas maneiras: pode ser um dia de aplicação do workshop com a nossa supervisão ou co-participação, pode ser um reforço para repassar o passo-a-passo do desenho/roteiro que será trabalhado ou a combinação de ambos, contratados na quantidade e na profundidade que a organização ou o grupo sentir necessário.

Sobre a nossa experiência com a formação LSP Training 2+1

No início de setembro, aconteceu aqui no Brasil no SESI-MS em Campo Grande, a formação da primeira turma desse novo programa, desenhado por Robert Rasmussen que é o co-criador da metodologia LSP.

A formação contou com 12 participantes, entre gerentes, coordenadores e professores do SESI-MS, e teve como objetivo formar esses profissionais para atuar como facilitadores internos. O tema da formação foi elaborado para fomentar, em todo o corpo docente do SESI-MS, a necessidade de desenvolver a autonomia nos alunos para se tornarem cidadãos mais preparados para o mundo.

Estamos duplamente felizes! Primeiramente, por ter inaugurado esse programa aqui no Brasil, com uma instituição tão séria como a do SESI-MS, que está se propondo a gerar mudanças na base da educação de crianças e jovens no estado do Mato Grosso do Sul. E em um segundo momento, felizes também por terem escolhido a metodologia LEGO SERIOUS PLAY como responsável por promover essas e outras tantas mudanças!

Se você quiser saber mais, marcamos um café! Será um prazer falar sobre como foi essa nova experiência!


0 visualização
RECEBA ATUALIZAÇÕES
REDES SOCIAIS
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle

11 5542-2567

11 989 159 779

alo@smartplaybr.com

© 2018 por Smart Play - Todos os direitos, imagens e conteúdos reservados