top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaquisa Mazzola

Por que é importante começar o ano planejando a sua carreira?


É comum que no início do ano as pessoas estejam mais determinadas e focadas em cumprir seus objetivos e metas, geralmente traçados na virada do ano. Um dos tópicos que está sempre em destaque é a carreira - seja para conquistar uma promoção no emprego atual, uma transição mirando novos desafios ou até mesmo uma recolação. O que acontece é que muitas dessas escolhas e decisões são tomadas de acordo com as oportunidades, conforme elas surgem, e poucas são as vezes em que as decisões são tomadas a partir de um planejamento.

Mas o que é planejamento de carreira?

Nada mais é do que, em primeiro lugar, conhecer-se a fundo, reconhecer seus valores e crenças, entender seus motivadores e inclinações profissionais, conhecer e saber aproveitar os seus pontos fortes e, a partir daí, ter uma visão clara de onde quer chegar para traçar suas metas e objetivos. Parece simples, e um pouco óbvio, mas não é o que acontece com a maioria das pessoas, por isso ressaltamos a importância de ter um plano bem definido.

Quando se tem um plano de carreira claro, amplia-se a visão acerca das oportunidades que mais possam contribuir com os objetivos traçados e, consequentemente, o tempo passa a ser investido de maneira mais assertiva, seja num processo de transição, recolocação ou até mesmo no caso de assumir outros cargos dentro da sua instituição.

Pensando nisso, foi desenhado o programa de Planejamento e Desenvolvimento de Carreira, que lança sua segunda turma agora.

O objetivo do programa é auxiliar as pessoas que estejam em busca de desenvolvimento profissional e queiram traçar um planejamento de sua carreira. Por isso foi pensado em agregar as metodologias e ferramentas poderosas, como o coaching e planejamento de carreira à utilização do método LEGO® SERIOUS PLAY® para despertar o potencial individual e proporcionar aprendizado de impacto. "A metodologia LEGO SERIOUS PLAY tem um papel fundamental neste programa, pois através das suas ferramentas é possível liberar uma série de conhecimentos, e isso acelera e potencializa os processos de autoconhecimento, de construção da visão e deixa mais claro o plano de ação", menciona Paquisa Mazzola.

O programa está dividido em 3 importantes fases, que são:

Autoconhecimento

- Exploração da identidade pessoal, como: valores, crenças e pontos fortes

- Análise de motivadores e inclinações profissionais

- Mapa de competências

- Análise da trajetória profissional e realizações

- Levantamento de objetivos e sonhos

Análise de cenário externo

- Levantamento de Oportunidades

- Análise de mercado e tendências

Plano de ação

- Construção de visão (onde e como quer estar em x anos?)

- Definição de metas e prazos (curto, médio e longo)

- Estabelecimento de ações para alcance das metas

O programa foi desenhado para ser trabalhado em grupo ou individualmente. "Acreditamos que a troca de experiências que um programa em grupo proporciona é fantástico", menciona Rosi Alves, consultora e coach, especialista na área de carreira e facilitadora do programa. "Muitas vezes, em um encontro em grupo você percebe que as suas dúvidas e angústias são compartilhadas com outros membros. Além disso, visões diferentes acerca de um mesmo cenário podem contribuir para a realização das avaliações necessárias e, finalmente, para a tomada de decisão", completa Rosi.

Este formato é ideal para quem deseja parar para refletir sobre a sua posição atual e que caminho seguir, em um curto espaço de tempo. Estruturado para acontecer durante 5 encontros de 4 horas cada, os resultados podem ser rapidamente identificados. Além disso, possibilita ao participante entrar em ação logo ao final do programa.

Programa Individual

Há ainda a opção para aqueles que preferem um momento só seu, em um programa individual. Neste caso são determinados uma média de 10 encontros semanais de 1h-1h30 de duração e os temas são abordados com maior profundidade, além do acompanhamento também individual da consultora de carreira, em toda a jornada de reflexão e planejamento."Os resultados são claramente percebidos nos dois formatos. O ideal é avaliar o que melhor se adéqua às expectativas, momento e contexto de carreira de cada individuo", acrescenta Rosi.

Este ano, a novidade é que fechamos uma parceria com a Associação de Ex-Alunos da ESPM, a Alumni ESPM e criamos condições especiais para os membros associados.

Para saber mais sobre os programas você pode ir até a página: Desenvolvimento e Planejamento de Carreira ou entrar em contato conosco!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page