top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaquisa Mazzola

Como validar modelos de negócios?


A cada ano milhões, sim, na casa dos milhões, de novos negócios são abertos no Brasil. Um dado com referência à 2014 segundo a instituição SERASA Experian, foram 1.865.183 de novos negócios! Deste número, é cada vez mais expressivo o percentual de negócios voltados para a área de serviços.

Acredito, por puro feeling, que em 2015 esse número deve ter sido igualmente alto, ou até maior, dado a situação econômica que o país passa e de certa forma, algumas vezes não planejada, incentiva o empreendedorismo. Isso poderia ser assunto para um longo debate, palestras, artigos etc. O fato aqui é, todo e qualquer negócio só existe com base em uma ideia. Pode ser uma ideia genial e super inovadora, ou algo já existente que já é sabido o potencial de alcançar certo sucesso, enfim, sem uma ideia, um negócio não existe.

Ai você se percebe na seguinte situação:

- Quero empreender!

- Tem uma ideia?

- Sim!!!

- Tem um modelo de negócio para sustentar essa ideia?

- Hummm, sim!

- Validou esse modelo de negócio?

- Oi? Como faço isso?

Pois é! Essa é uma dúvida recorrente e algumas vezes essa validação é feita de maneira instintiva… sem qualquer critério, método, indicador. Pode dar certo! Mas a chance de não dar certo se você não fizer absolutamente nada é enorme. E ai vem a frustração, a ideia de que empreender não é pra mim, ou, negócios com ideias menos inovadoras vão para frente, porque a minha ideia não vingou?

Aqui não estamos falando que para uma ideia ser bem sucedida deve-se validar o modelo de negócio e Ah há! Meu negócio terá sucesso. Existem outros inúmeros agentes que irão influenciar seu negócio. Mas é justamente nessa fase que você irá perceber: 'É, minha ideia não é tão boa assim!' Ou, 'Estava certo sobre algumas crenças e aprendi que devo reestruturar isso ou aquilo'.

Nenhum chef cria um menu novo, sem antes testar, validar, apresentar para algumas pessoas experimentarem e ouvir suas opiniões…. Só ai que o menu novo é apresentado. Posso estar falando a maior besteira porque não entendo nada de cozinha, mas ao menos que o chef seja muito, mas muito confiante e estrelado com 3 Michelins, é importante validar antes de apresentar para o mercado.

Parece um pouco óbvio tudo isso… mas, muitos empreendedores não o fazem. E não precisa ser exclusivo de empreendedores… uma área de inovação e desenvolvimento de novos produtos e serviços de uma empresa também precisa se atentar à isso. Ter uma boa ideia é fundamental, mas ela pode ser, simplesmente, só uma boa ideia. Como essa ideia se comporta na prática?

Algumas dúvidas que surgem nessa fase é: devo fazer um modelo de negócio, ou um plano de negócio super estruturado? Eu diria que os dois, mas em momentos diferentes.

Como disse lá atrás, todo negócio, produto ou serviço nasce de uma ideia. Geralmente antes de se definir por uma ideia em particular, muitas outras já passaram pela sua mente, e por algum motivo, critério ou oportunidade você decidiu por uma! Pois bem… ai entra a fase de estruturar um modelo de negócio.

Modelo de negócio x Plano de negócio

Modelo de negócio

Existem algumas ferramentas para você estruturar o seu modelo de negócio. O já tão conhecido Business Model Canvas é muito útil, pois no meu entendimento possibilita em uma única folha, visualizar os principais aspectos ao se pensar na criação de um negócio. Basicamente você precisa conhecer muito bem os atributos, características e proposta de valor que o seu produto, serviço ou ideia oferecem. Precisa estar claro quais os recursos necessários para implementar seu negócio e quais as fontes de receitas que prevê entrar? Conhecer muito bem quem são seus clientes e quais os parceiros? E, claro, por quais canais irá oferecer e vender seu produto/ serviço/ idéia.

Isso é algo relativamente fácil de fazer. Digo relativamente, pois muitas dessas informações trarão dúvidas e mais dúvidas na sua cabeça, mas é um começo para dar forma à sua ideia.

O Plano de negócio

Resumidamente, um plano de negócio é um documento onde você irá descrever quais os objetivos do negócio, onde quer estar em X anos e quais os passos que devem ser dados para alcançar esses objetivos. Geralmente um plano de negócio prevê riscos, enxerga um cenário futuro, passou por uma análise SWOT para comprender quais as forças, fraquezas, oportunidades e ameças, e tem ações, metas e objetivos de curto, médio e longo prazo bem definidos. Também existem exemplos e ferramentas disponíveis para você escrever o seu!

Essa etapa exige mais dedicação, diria que é uma etapa avançada e, não que não seja importante para a sustenção do seu negócio, mas na fase inicial, não vejo ela sendo fundamental. É algo que exigirá muito esforço, muitas horas de dedicação e se o modelo, mencionado anteriormente, não tiver sido bem feito, validado e aprimorado, de nada adianta um plano de negócios, digno de ganhar um prêmio em Harvard.

Não existe uma fórmula mágica, que se aplique a todo e qualquer negócio novo ou ideia, mas o que quero trazer, é a discussão sobre esse tema. Cada um pode ter o seu próprio critério, usando ferramentas simples, ou utilizando formas conhecidas e bem sucedidas de outros empreendedores. O importante nessa fase é ouvir outras experiências boas e ruins, aprender novas formas, desaprender antigas crenças, compartilhar o que funciona ou funcionou para você, construir um novo aprendizado, que será útil para para você e outas pessoas, e que causará um impacto e transformação no seu entorno!

Para falar sobre esse assunto, você é nosso convidado para enriquecer o nosso bate papo e trazer as suas opiniões.

Queremos ter você no próximo encontro do Learning Shot! Se você vive esse momento, já teve a sua grande ideia e está querendo saber se ela é realmente boa, ou já passou pela fase da validação e acha que nunca é demais aprender e ouvir o que outras pessoas pensam, venha fazer parte conosco!

Este evento é um Learning Shot cujo tema de discussão é “Como validar mais rápido modelos de negócio? ”.

O que é um Learning Shot?

Learning Shots são eventos de aprendizagem emergente promovidos pela Happy Melly, e organizados por Facilitadores licenciados do Learning 3.0. Nesses eventos, os participantes se misturam em volta de problemas reais e constroem novo conhecimento, de forma facilitada, através do confronto entre experiências e ideias com o “mundo real”. O compartilhamento de conhecimento permite a criação de novo conhecimento.

Informações do Learning Shot: Como validar um modelo de negócio?

Data: 30 de março

Horário: 19h às 22h

Local: House of Learning – R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 69 Pinheiros

Mais informações: aprendejunto.com.br

Quer saber mais sobre o que é um Learning Shot? Acesse: Learning Shot

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page