top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaquisa Mazzola

Por que uma boa comunicação é importante?


Com quantas pessoas você se comunica no seu dia a dia? Quantas vezes você precisa defender um ponto de vista no trabalho? Na faculdade? No mestrado? No ambiente em que está inserido? São várias, não?

Nós, seres humanos, nos comunicamos o tempo todo, seja através da fala, dos gestos, da forma como nos vestimos, e através dos milhares de meios de comunicação que estão disponíveis para nós hoje em dia. Comunicar-se é algo que está intrínseco em nós e que nos diferencia de outras espécies.

E qual a importância de ter uma boa comunicação?

MUITO GRANDE!

Pois é a comunicação a peça responsável por nos fazer relacionar-se com outras pessoas, bem como solucionar e criar problemas. É ela que move nosso dia a dia e nos permite ultrapassar desafios, superar obstáculos, defender uma ideia, entre várias outras coisas. Comunicar-se é uma característica que adquirimos na evolução de nossos ancestrais, mas comunicar-se bem não é e nem precisa ser dito como um dom, e sim como uma habilidade que pode ser facilmente desenvolvida.

E quais os segredos de uma boa comunicação?

#1 Pratique muito

Antes de mais nada, para termos uma comunicação clara e objetiva é preciso muita prática. O fato de comunicar-se ser algo normal ao ser humano não quer dizer que ele faça isso bem. É preciso ler e escrever muito, a fim de não apenas enriquecer o vocabulário, mas utilizar sentenças que cumpram cada vez mais com o objetivo de chegar perfeitamente ao receptor da mensagem. Entenda que a comunicação não se resume a um e-mail bem redigido, mas está em todos os aspectos e formas de você se relacionar com os outros. É ai, que muitas vezes corre o perigo.

#2 Seja empático

Para comunicar-se bem é preciso ter sempre em mente como o meu destinatário receberá tal mensagem, por isso, todo cuidado vale ouro, bem como o uso de expressões que ele compreenda bem. Avalie a linguagem, o momento, a forma e conteúdo que será transmitido.

#3 Seja assertivo

Assertividade é tudo para uma boa comunicação. Evite enrolar para chegar ao ponto necessário, pois pode confundir as pessoas e gerar problemas posteriormente. Entregar com clareza o que precisa ser passado através da comunicação é o ponto chave para uma mensagem ser entendida de forma eficaz.

Mas e oratória? Por que devo falar bem em público?

Você já vivenciou uma situação onde precisou estar a frente de uma apresentação, seja para uma banca de faculdade, uma apresentação no seu trabalho para seu chefe ou diretores da organização, uma liderança em um time, e você se sentiu travado, com frio na barriga e aquele famoso branco na cabeça?

Saiba que isso é mais comum do que se pode imaginar, e o medo de falar em público é considerado um dos 3 piores medos da humanidade, pelo menos para mais de 78% da população. Dá para acreditar?

Quando falamos em oratória não vem a sua cabeça aquele curso bem antiquado, com um "mestre"de terno e gravata na frente de um microfone para te ensinar técnicas de dicção para falar bem? Pois é, pode ser que você tenha essa imagem, mas um curso de Oratória é muito além disso. Além das dicas citadas acima, o curso de oratória desenvolve todas as suas habilidades de comunicação. Sabe por que? Porque irá abordar técnicas, vivências e ferramentas de liderança e influência, empatia, inteligência emocional, storytelling, improviso, poder de síntese e o que poucos sabem fazer bem: interpretar e ouvir.

Uma boa oratória é peça chave para se manter no mercado de trabalho, bem como em uma carreira acadêmica, por exemplo.

Nesse vídeo, Augusto Uchoa, que é autor e roteirista, assim como palestrante, facilitador de workshops e treinamentos com foco em comunicação, fala mais sobre a importância da oratória.

Em junho, pela primeira vez em São Paulo, traremos um curso totalmente prático e imersivo, para você viver de fato todos os aspectos fundamentais para desenvolver uma boa comunicação. E como diz o ditado, o sucesso está onde termina a sua zona de conforto, não deixe para depois algo que trará um benefício enorme para a sua carreira, ou para o seu time.

Esse curso já foi realizado e é enorme sucesso em Portugal, Espanha e Rio de Janeiro.

Por que não ser o próximo a viver isso em São Paulo?

Mais informações sobre o curso AUTO-FALANTE

Dias 9 e 10 de junho de 2018

São Paulo - SP

Para mais informações, mande um email para gente. Será uma alegria poder compartilhar um pouco mais disso que acreditamos tanto.

Mais infos aqui

Contato: cursos@smartplaybr.com


3.242 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page