top of page
Buscar
  • Foto do escritorPaquisa Mazzola

Nova formação: Programa 2+1 Training LSP


No início desse mês, a SmartPlay em parceria com a Juego Serio, realizou o primeiro treinamento do mundo para facilitadores no programa LSP Training 2+1 da Associação de Master Trainers (AMT). O SESI Mato Grosso do Sul foi a primeira instituição em todo o mundo a participar desse programa, formando 12 profissionais para atuar como facilitadores in-house.

Mas o que significa isso?

A Associação de Master Trainers, ciente da crescente demanda para formar novos facilitadores, entendeu que muitas empresas precisam formar seus colaboradores e gestores em workshops com temas específicos e exclusivos para o seu público interno. Temas como: recrutamento e seleção, incorporação de metodologia ágil, fomento da inovação, desenvolvimento de líderes, busca de soluções estratégicas para problemas reais, entre tantas outras possibilidades.

Foi dessa necessidade que surgiu o programa LSP Training 2+1. Um programa de formação na metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® que tem como objetivo transmitir os conhecimentos e as teorias que fundamentam a metodologia, e desenvolver a experiência com práticas e vivências nas técnicas de aplicação LSP. Sempre com foco nos objetivos específicos da empresa e fundamentado nos valores organizacionais em questão.

Este programa é uma opção alternativa para as empresas ao programa regular de certificação LSP, que é oferecido aqui no Brasil desde 2013. Com essa formação específica, o participante adquire todo o conhecimento para atuar como um facilitador in-house na aplicação do modelo de workshop desenhado previamente, de acordo com as necessidades da organização.

Como funciona o novo programa:

1ª Passo | Definição do tema A organização define a sua necessidade, que envolve a escolha do tema que irá desenvolver para suas intervenções. Nesta etapa, estudamos com o cliente que tipo de aplicação ele irá realizar e qual o escopo geral para o workshop que será replicado.

Por exemplo, a empresa precisa fomentar uma cultura ágil entre seus colaboradores ou quer trabalhar as competências da liderança dos seus gestores. Nesses dois casos, em conjunto com o cliente, desenhamos um roteiro de workshop que deverá ser replicado pelo novo time de facilitadores que será formado no programa LSP Training 2+1.

2ª Passo | Desenvolvimento do roteiro Com o tema definido e alinhado com a organização, partimos para a fase de desenho do workshop. Aqui estabelecemos a carga horária, as perguntas chave, desenvolvemos o roteiro detalhado da oficina e os pontos de aprendizagem ou reflexão necessários.

3ª Passo | A Formação Após a definição do tema e da elaboração do roteiro, a formação do programa LSP Training 2+1 é dividida em dois momentos, que podem acontecer em sequência ou não.

Os dois primeiros dias da formação são focados nos ensinamentos das teorias da metodologia e na aplicação das 04 principais técnicas das 07 Técnicas de Aplicação da LSP. Assim como acontece na Certificação completa, aqui os participantes vivenciam as teorias e as técnicas de forma prática, alternando o foco dos papéis tanto como um usuário final quanto como um facilitador.

Ainda durante essa etapa, o grupo de novos facilitadores serão apresentados ao desenho do workshop que irão trabalhar e, no segundo dia, eles vivenciam as atividades e têm a oportunidade de praticar o seu papel de facilitador.

4ª Passo | Acompanhamento

O segundo momento, que chamamos de +1, é o dia complementar da formação, e pode ser realizado de algumas maneiras: pode ser um dia de aplicação do workshop com a nossa supervisão ou co-participação, pode ser um reforço para repassar o passo-a-passo do desenho/roteiro que será trabalhado ou a combinação de ambos, contratados na quantidade e na profundidade que a organização ou o grupo sentir necessário.

Sobre a nossa experiência com a formação LSP Training 2+1

Lucio Margulis e Paquisa Mazzola

No início de setembro, aconteceu aqui no Brasil no SESI-MS em Campo Grande, a formação da primeira turma desse novo programa, desenhado por Robert Rasmussen que é o co-criador da metodologia LSP.

A formação contou com 12 participantes, entre gerentes, coordenadores e professores do SESI-MS, e teve como objetivo formar esses profissionais para atuar como facilitadores internos. O tema da formação foi elaborado para fomentar, em todo o corpo docente do SESI-MS, a necessidade de desenvolver a autonomia nos alunos para se tornarem cidadãos mais preparados para o mundo.

Estamos duplamente felizes! Primeiramente, por ter inaugurado esse programa aqui no Brasil, com uma instituição tão séria como a do SESI-MS, que está se propondo a gerar mudanças na base da educação de crianças e jovens no estado do Mato Grosso do Sul. E em um segundo momento, felizes também por terem escolhido a metodologia LEGO SERIOUS PLAY como responsável por promover essas e outras tantas mudanças!

Se você quiser saber mais, marcamos um café! Será um prazer falar sobre como foi essa nova experiência!


107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page